Tempo no Barrunchal, Manique

04/04/11

Lugar do Barrunchal

"O Barrunchal é a mais pequena localidade da Freguesia (São Pedro de Penaferrim, Concelho de Sintra). Com cerca de quinhentos eleitores, a esta localidade estão a residir pouco mais de oitocentas pessoas.
Situada no extremo da Freguesia de São Pedro, o Barrunchal encontra-se na fronteira com o concelho de Cascais, a seguir à localidade de Manique de Cima. A estrada principal que liga esta localidade à Freguesia, é a Estrada Nacional 249, junto a Trajouce."

*texto retirado do site da Junta de Freguesia de S. Pedro de Penaferrim, alusivo a esta localidade.



O lugar do Barrunchal, pertencente ao Concelho de Sintra e à Freguesia de S. Pedro de Penaferrim está situado a Sul de Manique de Cima e do Cabeço de Manique, cercado pelo Concelho de Cascais (como se poderá ver na imagem acima). Pertencendo ainda a Sintra o(s) único(s) acesso(s) são feitos exclusivamente pelo Concelho de Cascais, por Manique de Baixo ou pela estrada de Trajouce. Poucos sabem onde fica e chegar ao Barrunchal torna-se um autêntico labirinto devido à sinalização existente nesta localidade.
O cartão de visita de entrada a este bairro é uma espécie de placa feita às "três pancadas" numa chapa já amolgada e ferrugenta, com o nome pintado a pincel, um "must" digno de uma localidade pertencente a um dos maiores Concelhos deste País.

A verdade é que esta situação de "isolamento" se torna bastante complicada para os residentes, isto se verificarmos que alguns dos serviços até são prestados pelo Concelho vizinho como GNR e Bombeiros de Alcabideche (Cascais).
De facto é um lugar calmo e simpático para se viver, é como viver o campo na cidade. Tem condições necessárias para ser melhor do que está mas para modificar esta situação bastava apenas existir vontade politica (até quando?).

Sem comentários:

Enviar um comentário