Tempo no Barrunchal, Manique

05/05/11

Recolha do lixo em Sintra - Radio Ocidente

Trabalhadores de recolha de lixo recusaram-se a fazer horas extraordinárias

A recolha do lixo em parte do concelho de Sintra ficou no fim-de-semana afetada pela greve do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e, segundo a empresa municipal de recolha do lixo, HPEM, pela recusa em fazerem horas extraordinárias.

No passado sábado "houve greve convocada pelo STAL e perguntámos se podiam reforçar os circuitos que faziam ao domingo para compensar o que não estava feito e foi-nos dito que ninguém estava disponível para fazer horas extraordinárias”, explicou o administrador da HPEM, Rui Caetano, em declarações à rádio OCIDENTE.

Segundo o responsável, depois de não ter havido recolha de lixo no sábado, no domingo apenas as empresas privadas subcontratadas pela HPEM para as recolhas nas cidades de Agualva-Cacém e Queluz cumpriram os serviços.

Entretanto alguns presidentes de Junta do concelho de Sintra disseram que ao longo do dia [sábado, 14 de Março] receberam queixas de moradores, que protestam contra o acumular de lixo nas ruas.

“Não houve recolha de lixo em Algueirão-Mem Martins", disse á radio OCIDENTE, Manuel Cabo, acrescentando que a "situação começa a acontecer muitas vezes aqui na freguesia”, disse Manuel do Cabo, presidente da junta.

Em Rio de Mouro as mesmas queixas por parte dos moradores, que manfestaram a sua indignação na Junta de Freguesia.

“Têm chegado algumas queixas e são principalmente os caixotes antigos que estão cheios”, sustentou ao início da semana, o presidente da Junta, Filipe Santos, adiantando que, dado o elevado número de moradores nestas zonas suburbanas a produção de lixo é elevada.

Confrontado com estas questões, Rui Caetano, administrador da HPEM, reconheceu problemas, explicando que não houve recolha durante o fim-de-semana, admitindo que os circuitos demoram mais tempo a percorrer, uma vez que existe mais lixo nos contentores.

fonte: Rádio Ocidental

Falta de recolha de lixo - Parte 2

Barrunchal, Manique. (04-05-2011)

Um cenário que aparentemente se tem repetido por várias localidades de Sintra, após vários dias consecutivos sem os serviços de recolha por parte da empresa municipal de higiene HPEM.

03/05/11

Falta de transportes públicos


Nem só de problemas internos vive o Barrunchal, transportes públicos no Barrunchal (Manique, pertecente a Sintra) em Manique são inexistentes, podendo apenas apanhar os mesmos só no Largo de Manique, pertencente ao Concelho de Cascais, e ainda numa distancia consideravél, principalmente para pessoas idosas.
Para poder fazer deslocações aos correios a que pertecence, Posto dos CTT na vila de Sintra, Câmara Municipal, ou mesmo SMAS de Sintra torna-se um autêntico pesadelo para estes habitantes.
Como se pode verificar no site da SCOTTURB, empresa de transportes públicos que faz várias carreiras em ambos os múnicipios tem duas carreiras, a 413 e a 464, ambas passam no Largo de Manique (Alcabideche, Cascais) cujo nenhum dos seus percursos faz ligação directa como Sintra (conforme se verifica nas imagens dos percursos anexas, disponiveis no site da SCOTTURB).
A única alternativa é apanhar no Largo de Manique o 413 até ao Largo de Alcabideche (Cascais) e depois ai apanhar outra carreira que faça ligação com a vila de Sintra.

ScottUrb, carreira 413

ScottUrb, carreira 464

Páscoa tolerante por 5 dias

A empresa municipal HPEM alargou a sua tolerância de ponto nesta época festiva e o resultado da falta de recolha do lixo nestes dias ficou à vista no Barrunchal: