Tempo no Barrunchal, Manique

18/04/11

Corte de trânsito em Manique

CONSTRUÇÃO DA CIRCULAR INTERNA DE MANIQUE
Trânsito cortado na Estrada de Manique de 11 a 29 de Abril

troço entre a nova rotunda e a Calçada da Graça


Caro(a) Munícipe,
No âmbito da construção da Circular Interna de Manique, entre os próximos dias 11 e 29 de Abril, a circulação rodoviária vai estar interrompida no troço da Estrada de Manique compreendido entre a nova rotunda e a Calçada da Graça.

No sentido Alcoitão-Manique, o trânsito será desviado preferencialmente a partir da Rotunda das Fisgas (Luta) para a Rua Principal de Bicesse e Estrada das Neves.

No sentido Manique-Alcoitão, a circulação far-se-á pela Circular Interna de Manique conforme sinalização implementada no local.
Devido às obras, as carreiras 413, 462 e 464 da Scotturb estão sujeitas a alterações devidamente informadas pela empresa transportadora.

Agradecemos a sua compreensão, pedindo desde já desculpa pelos transtornos causados.
Cascais, 7 de Abril de 2011

fonte: www.cm-cascais.pt   

07/04/11

Reportagem Correio de Cascais

Reportagem Especial sobre Manique e o Barrunchal na imprensa regional,
Correio de Cascais a 02/10/2010 

Clicar nas imagens para visualizar em maior formato

05/04/11

O Labirinto


A sinalização que existe nesta localidade onde o trânsito e movimentação de veículos é escassa torna-se labiríntica e excessiva, uma situação deveras estranha e e sem qualquer razão de ser que causa transtorno para alguns habitantes..

Tão depressa se constata a existência de estradas com largura suficiente para o cruzamento de dois veículos onde existem sinais de sentido proibido e sentido único obrigando a percursos maiores e sem qualquer justificação quando logo de seguida se depara com estradas com pouca largura mas que pela falta de sinalização assim permite cruzamento de veiculos. Confuso? Sim.

Verifica-se que ambos os dois acessos a esse bairro são feitos por estradas com dois sentidos mas que devido à pouca largura das mesmas impossibilita o cruzamento de dois veículos em simultâneo. Qual será a justificação para se verificar este grande erro de sinalética? Só quem reside no Barrunchal pode constatar diariamente esta situação bastante desagradável.
Muitos dos habitantes transgridem a sinalização pelo facto de para poder percorrer dois ou três metros até casa têm de fazer um quarteirão inteiro em curvas e contra-curvas.


Sugestão: Porque não aproveitar este momento em que a Câmara Municipal de Cascais procede a obras de melhoramento de circulação rodoviária interna no centro de Manique para poder conjugar com a mesma uma melhoria significativa à circulação interna do bairro do Barrunchal em Manique? Com um bom estudo no local poderá chegar-se a uma situação mais prática e viável em vez de confusa e labiríntica para que esta localidade se torne “menos isolada” e mais aprazível para os vários munícipes que lá residem.

04/04/11

Placas aos tombos..

Reportando à placa indicadora do Bairro do Barrunchal na entrada da Rua da Tapada das Flores, se antes já quase passava despercebida pela sua estranha forma agora torna-se completamente inútil como se pode verificar na imagem. Uma verdadeira maravilha do século XXI, tombada talvez pelo cansaço da longa espera por uma decente substituta que teima em não aparecer.

Mas nem só de uma placa tombada nem de longas esperas por novas placas indicadoras vive o Barrunchal, abaixo pode-se constatar que a Rua da Boa Vontade já em tempos foi de Boa Vontade, e que por ironia do próprio nome após longa espera pela sua reparação talvez o nome se devesse alterar para Má Vontade. 
Esta placa encontra-se ali estendida há provavelmente à uns 3 ou 4 anos depois de ter sido "atropelada" por um veiculo desgovernado que ali estacionou. O veiculo saiu mas a placa manteve-se até à presente data estendida no chão. Aguardemos que surja boa vontade em erguer novamente a Boa Vontade!

Lugar do Barrunchal

"O Barrunchal é a mais pequena localidade da Freguesia (São Pedro de Penaferrim, Concelho de Sintra). Com cerca de quinhentos eleitores, a esta localidade estão a residir pouco mais de oitocentas pessoas.
Situada no extremo da Freguesia de São Pedro, o Barrunchal encontra-se na fronteira com o concelho de Cascais, a seguir à localidade de Manique de Cima. A estrada principal que liga esta localidade à Freguesia, é a Estrada Nacional 249, junto a Trajouce."

*texto retirado do site da Junta de Freguesia de S. Pedro de Penaferrim, alusivo a esta localidade.



O lugar do Barrunchal, pertencente ao Concelho de Sintra e à Freguesia de S. Pedro de Penaferrim está situado a Sul de Manique de Cima e do Cabeço de Manique, cercado pelo Concelho de Cascais (como se poderá ver na imagem acima). Pertencendo ainda a Sintra o(s) único(s) acesso(s) são feitos exclusivamente pelo Concelho de Cascais, por Manique de Baixo ou pela estrada de Trajouce. Poucos sabem onde fica e chegar ao Barrunchal torna-se um autêntico labirinto devido à sinalização existente nesta localidade.
O cartão de visita de entrada a este bairro é uma espécie de placa feita às "três pancadas" numa chapa já amolgada e ferrugenta, com o nome pintado a pincel, um "must" digno de uma localidade pertencente a um dos maiores Concelhos deste País.

A verdade é que esta situação de "isolamento" se torna bastante complicada para os residentes, isto se verificarmos que alguns dos serviços até são prestados pelo Concelho vizinho como GNR e Bombeiros de Alcabideche (Cascais).
De facto é um lugar calmo e simpático para se viver, é como viver o campo na cidade. Tem condições necessárias para ser melhor do que está mas para modificar esta situação bastava apenas existir vontade politica (até quando?).